Concepção de Educação à Distância (*)
Mestranda em Educação – Núcleo de Práticas educativa e Processos de Interação
PPGE/UNIMEP
Muito se tem discutido a respeito de EaD (Educação à Distância) e é fundamentalmente o processo de ensino-aprendizagem mediatizado por meio de diferentes e diversas tecnologias, onde professores e alunos estão tão somente distantes no espaço e tempo, ou seja, apesar de não estarem fisicamente lado a lado podem estar ligados com o auxílio da tecnologias, a INTERNET, principalmente.
O ensino sistematizado por uma instituição escolar aqui denominado por EDUCAÇÃO pode ser presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação à distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional. A semi-presencial acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação. (MORAN, 2002)
Dessa maneira a Educação à Distância pode ser realizada do mesmo modo que o ensino regular - ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação.
Vale lembrar que esse tipo de ensino depende ainda mais da responsabilidade, empenho e dedicação, visto que é o aluno quem organiza seus horários de estudo e pesquisa. Por essa razão, alguns autores pensam ser mais adequado para a educação de adultos, por já terem experiências consolidadas de aprendizagem individual e de pesquisa, bem como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação. (NISKIER, 1989)
Vale lembrar que esse tipo de ensino depende ainda mais da responsabilidade, empenho e dedicação, visto que é o aluno quem organiza seus horários de estudo e pesquisa. Por essa razão, alguns autores pensam ser mais adequado para a educação de adultos, por já terem experiências consolidadas de aprendizagem individual e de pesquisa, bem como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação. (NISKIER, 1989)
As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na Educação à Distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação: a interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo.
À medida que avançam as tecnologias de comunicação principalmente a virtual - que conectam pessoas que estão distantes fisicamente como a Internet, o conceito de presencialidade também muda. Essas tecnologias interativas evidenciam a Educação à Distância, o que deveria acontecer em todo e qualquer evento da educação. A presença do professor-tutor é indispensável visto que é ele quem oportuniza o intercâmbio de aprendizagens e construções do conhecimento, muitas vezes à distância.
Referências Bibliográficas
LANDIM, Claudia Maria Ferreira. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, s/n, 1997.
MORAN, José Manoel. Novos caminhos do ensino a distância, no Informe CEAD - Centro de Educação a Distância. SENAI, Rio de Janeiro, ano 1, n.5, out-dez de 1994, páginas 1-3. Foi atualizado tanto o texto como a bibliografia em 2002.
________. www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm
NISKIER, Arnaldo. Educação a distância: a tecnologia da esperança; políticas e estratégias a implantação de um sistema nacional de educação aberta e a distância. São Paulo: Loyola, 1999.
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